


A investigação científica é um processo de inquérito que visa fornecer informação para a resolução de um problema ou resposta a questões complexas.
Segundo o resumo do livro Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc van são apresentadas as etapas de investigação científica.
O processo científico é apresentado em três actos distintos, no qual a sua ordem deve ser devidamente respeitada.
O primeiro acto diz respeito á Definição do problema, onde estão destacadas três etapas. O segundo acto contém a quarta etapa e por fim o terceiro acto sucede da verificação da informação obtida e são retiradas as conclusões.
Etapa 1 (Pergunta de Partida)
É o início da investigação, ou seja, uma pergunta que traduza o reflexo das preocupações do investigador em termos de conhecimento.
Etapa 2 (Exploração)
Nesta etapa da investigação o propósito é começar por fazer leituras que conduzam à elaboração de um corpo teórico, bem como à realização de entrevistas exploratórias sugestivas de certos aspectos a considerar na análise pouco aprofundados pela teoria, mas importantes para a construção da problemática.
Etapa 3 (Problemática)
A abordagem ou perspectiva teórica que decidimos adoptar para tratar o problema formulado pela pergunta de partida.
Etapa 4 (Construção)
Explicação teórica da forma como o problema será abordado na prática, isto é, uma etapa entre a parte teórica e a parte empírica da investigação. Está perseverada na teoria, mas prevê os procedimentos empíricos a pôr em prática através da formulação de hipóteses.
Etapa 5 (Observação)
Remete-se à selecção de métodos, técnicas de recolha de dados adequados aos objectivos do estudo e das hipóteses formuladas.
Etapa 6 (Analise das Informações)
Deve organizar-se a informação recolhida para que possa ser analisada, ou seja, uma análise qualitativa ou quantitativa.
Etapa 7 (Conclusão)
Organizam-se conclusões sobre as hipóteses, comentam-se essas conclusões e descrevem-se as suposições para investigações futuras e discutem-se as limitações do estudo.
Também se pode considerar a Publicação & Divulgação como uma oitava etapa, ou seja, a publicação e divulgação da investigação efectuada.
“O conhecimento científico é, assim, conquistado, construído e verificado.”
Gaston Bachelard
Bibliografia:• Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc van (2008) – Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva (5ª ed.)
• Caderno TICG, vol. 2 – Tutoria 2
Gostei Bastante
ResponderEliminarFOI MUITO DISCRETO. VALEU PELO ARTIGO.
ResponderEliminar