domingo, 3 de janeiro de 2010

C.8 - Seleccionar amostras e gerar tabelas de números aleatórios.

Amostragem aleatória- Neste tipo de amostra a premissa é de que cada componente da população estudada tem a mesma chance de ser escolhido para compor a amostra e a técnica que garante esta igual probabilidade é a seleção aleatória de individuos, por exemplo através de sorteio.

Fonte:http://www.lee.dante.br/pesquisa/amostragem/planoamostral.html

Amostragem Sistemática- Deve obedecer o mesmo princípio da amostragem aleatória simples de iguais probabilidades de pertencer à amostra para todos os componentes da população estudada. No entanto, prevê a coleta de dados ao longo de um período de tempo e arbitra um ritmo para tomada de unidades da população para compor a amostra. Por exemplo, numa listagem de indivíduos da população, sorteamos um nome entre os dez primeiros da lista. A partir do nome sorteado, selecionamos um a cada dez indivíduos (o décimo, vigésimo e assim por diante). A aleatoriedade só está garantida se a apresentação de casos for também aleatória (exemplo: numa população de atendimentos médicos ambularoriais toma-se para amostra 1 em cada 10 pessoas que se apresentam para consulta médica. A amostra será aleatória se a apresentação de pacientes puder ser assumida como igualmente aleatória).
A amostragem sistemática é utilizada quando se quer planejar um período de tempo para execução da coleta de dados ou quando se deseja cobrir um determinado período de tempo com a amostra estudada. O número de observações pode ser calculado como na amostragem aleatória simples e o intervalo sistemático pode ser arbitrado à partir da freqüência esperada do evento estudado.

a) Seleccione amostras com base nas indicações dadas nas aulas.
Amostragem Aleatória

Fonte: http://www.lee.dante.br/pesquisa/amostragem/planoamostral.html




Amostragem Sistemática




b) Crie uma lista de 250 números aleatórios e, lendo a lista (tabela) de números aleatórios de cima para baixo.







Sem comentários:

Enviar um comentário